quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Barões da imprensa, jornalistas e jornalismo burguês


Por Davis Sena Filho — Blog Palavra Livre

Há algum tempo, quando eu era um jovem jornalista, percebi nas redações da imprensa comercial e privada (privada nos dois sentidos, tá?) que o jornalismo empresarial, de negócios, tem lado, cor, ideologia e preferências culturais, raciais e de classe social.


Sabem por que essas distorções acontecem? Porque o jornalismo é tratado como produto por empresas de comunicação cujos proprietários são megaempresários, que estão a fim de ganhar dinheiro, aliás, muito dinheiro, como qualquer empresário de outro ramo de negócios.

Por isso e por tudo isso, temos um jornalismo partidário, sectário e conservador elaborado, escrito e apresentado por jornalistas filhos das classes média e média alta quando não de origem rica. São profissionais burgueses e que sonham desde sempre com ascensão social e fama.

Esses jornalistas não conhecem o Brasil, as suas diferentes regiões e culturas e muito menos compreendem as questões, as necessidades e as dificuldades das classes sociais menos privilegiadas. Agem assim porque inexiste neles o compromisso com o País e o seu povo, porque prezam essencialmente os valores individuais, que se alicerçam em uma sociedade de consumo, que, equivocadamente, mede e avalia as pessoas pelo o que elas tem e não pelo que elas são.

Parte desses jornalistas por ser assim integram, de forma espontânea e natural, um sistema midiático de direita acumpliciado com os interesses econômicos e financeiros dos barões da imprensa, dos proprietários de mídias cartelizadas e monopolistas, que, por sua vez, são sócios dos grandes capitalistas nacionais e internacionais.

MAURICINHOS E PATRICINHAS QUE DESPREZAM O POVO BRASILEIRO.
  Percebo, evidentemente, que essas características me levam a crer e a afirmar que os barões da imprensa são imperialistas, colonialistas e os replicadores do pensamento conservador nacional e internacional, de forma que ao controlar os meios de comunicação e de informação eles passam a domesticar os pensamentos, os valores e até mesmo os sonhos e os propósitos da população em geral e em especial das classes média e média alta, que, alienadas e muitas vezes de forma involuntária, aliam-se àqueles que não querem distribuir renda e riqueza e muito menos desejam ver um Brasil justo, livre, independente, democrático e soberano.

Os jornalistas os quais faço críticas são exatamente isto. Eu os conheço e sei de suas vaidades e manias de grandeza que se baseiam na ascensão social. São burgueses porque acreditam em valores estritamente comerciais e de modismos. Detestam ter de lidar com o que seus pais sempre desprezaram: conviver com os mais pobres e ter de ouvir suas queixas e necessidades ou perceber que a redoma de cristal onde vivem é para os poucos que eles consideram seus semelhantes.

Os homens e as mulheres comprometidos com seus patrões e, por conseguinte, com o jornalismo de negócios privados se vestem e se comportam como yuppies cujos valores se confundem com o mundo neoliberal que derreteu as economias, as almas e o orgulho da Europa Ocidental, do Japão e dos Estados Unidos. É um mundo fútil e leviano, que se alicerça em falso moralismo que edifica a ganância, o egoísmo, o materialismo e constrói a guerra entre as pessoas, as sociedades e os países.

O JORNALISMO DE NEGÓCIOS PRIVADOS É ELABORADO POR JORNALISTAS YUPPIES.
  Por isso e por causa disso resolvi, no já longínquo ano de 1995, não trabalhar em redações da imprensa comercial e privada (privada nos dois sentidos, tá?). É isso aí.



Um comentário:

Chico Alencar disse...

Davis, eu sou jornalista aqui do Acre. Sempre tive a mesma impressão que você tem. Só que ainda não posso sair das redações pois o mercado de trabalho aqui é pequeno. Mas é muito bom ler um texto desse e que explica tim tim por tim tim como funciona a imprensa e como pensam alguns dos nossos colegas. Abraço e parabéns.