Google+ Badge

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jornal Nacional não divulga pesquisa que a própria Globo contratou

Blog Palavra Livre

Image
Haddad dispara nas pesquisas e os tucanos e a velha mídia podem perder São Paulo.


     As Organizações Globo - à frente a Rede Globo, que nunca é demais lembrar, é uma concessão de serviço público - contrataram a pesquisa IBOPE que saiu ontem, sobre o 2º turno em São Paulo, mas relegaram os resultados apenas ao seu noticiário local, o SPTV da noite. Não disseram uma palavra a respeito em seu mais importante telejornal, o Jornal Nacional.

      É porque a pesquisa dá 49% das intenções de voto para o candidato Fernando Haddad, do PT e partidos aliados contra 33% atribuídas ao concorrente tucano José Serra? É porque, se considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), Haddad chega a 60% e José Serra fica com 40%? É porque José caiu quatro pontos percentuais em relação ao IBOPE anterior e Haddad continua subindo na preferência do eleitorado?

       Ao não noticiar a pesquisa IBOPE ontem, a despeito da importância política e econômica dessa eleição de São Paulo e de sua dimensão nacional, o JN dá provas de que está, na prática, fazendo campanha para o Serra. A ponto de não noticiar pesquisa que a própria Rede Globo contratou.

Manobra coloca o julgamento do STF colado à propaganda do PT

       E fazendo campanha, inclusive pelo espaço que dá para o julgamento da Ação Penal 470 (o chamado mensalão),  e a sequência em que o veicula, colocando o noticiário a respeito colado à propaganda eleitoral petista. Vão negar, mas é mais uma daquelas manobrinhas ridículas da cúpula da Globo.

       Neste caso da pesquisa IBOPE divulgada ontem (não pelo JN...) cabe inclusive uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF)  para fazer valer o principio constitucional, artigo 220 parágrafo 2º, que estabelece ser vedada toda censura de natureza politica, ideológica e artística.

      Ao não noticiar a pesquisa que mostra seu candidato o tucano José Serra com 33% das intenções de votos e Fernando Haddad com 49% a TV Globo viola abertamente a Constituição e impõe censura a uma notícia pública que ela mesmo contratou e que veicula, em horário nobre no JN, desde o início da campanha eleitoral desse ano. Menos ontem.

(Foto: Paulo Pinto/Pense Novo)

6 comentários:

Carmem Maria disse...

Não divulga porque é golpista e partidário.

Anônimo disse...

Mauro Pires de Amorim.
Mais um exemplo da criatividade do grupo Globo, para não dizer o contrário. Mas o quê esperar de uma empresa hedonista e narcisista, que simplesmente se acha o máximo e que, tudo que realiza é excelete, seguindo seu do jargão auto-promocional do "padrão de qualide Globo"?
Com isso, acho a tv brasileira, inclusive a Globo, que é praticamente a mandatária do mercado, um lixo em termos de qualidade e conteúdo, com raríssimas e esporádicas exceções.
Mesmo a tv fechada, seja ela à cabo ou transmitida por antenas é péssima, um verdeiro engodo, com canais repetindo os mesmos péssimos filmes de segunda e terceira linha em termos de conteúdo e qualidade, pois passam simultaneamente nos canais HD e convencionais, fazendo com isso que se ocupe 2 canais para passar a mesma programação, no estilo seis e meia dúzia.
As séries chatérrimas, programação igualmente de segunda e terceira linha, sendo a maioria oriunda das tvs norte-americanas, com suas temporadas e episódios, bem no esquema das novelas, visando obrigar o espectador a acompanha-las para conhecer as nuances dos(as) personagens.
E ainda por cima, os canais "pay per viw", onde o(a) assinante tem que pagar por fora para ter acesso à uma programação melhorzinha e mais inédita. Mas que, na verdade, reflete a mentalidade e postura de chamar o consumidor de otário, vez que, a assinatura padrão não basta, tendo que haver essa cobrança por fora, bem no estilo da cultura do jabá.
Felicidades e boas energias.

Anônimo disse...

Sérgio Natureza - BA

O que você esperava, caro jornalista? Essa imprensa no Brasil é um partido político elitista. Parabéns pelos textos!

Nine disse...

a gLOBO é um lixo mesmo...

Parabéns pelo Blog muito bom!

Anônimo disse...

Tv GloBOBO...uma lástima, em que pese minha quase total ignorância quanto à programação da emissora . Não vejo tv desde a adolescência, ou seja, há milêniosssssss rsrs, até por falta de tempo mas, principalmente, pelo baixo nível ou pela mediocridade com os quais o público é brindado. Nas raríssimas vezes em que sou quase obrigado a ver (visitas familiares, restaurantes o que considero um desrespeito, etc.), confesso que fico quase sempre constragido com tanta frivolidade, apelação, mal gosto e quejandos.
Tomara que esta pesquisa retrate a realidade, de fato, e o insuportável e neoliberal vendilhão Serra tenha o fim merecido: O FIM COMO POLÍTICO!!!
Abraço
Marcos Lúcio

Anônimo disse...

Desculpe o erro de digitação: CONSTRANGIDO (e outros mais, se e quando houver).
Abraço
Marcos Lúcio