Google+ Badge

sábado, 11 de maio de 2013

A História Secreta da Rede Globo

Blog Palavra Livre



A História Secreta da Rede Globo (Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário de 1993, e foi proibido pela Justiça de ser mostrada no Brasil. Posteriormente, a Record comprou os direitos do documentário, mas nunca o mostrou em sua tela de televisão.

A História Secreta da Rede Globo é também um livro escrito por Daniel Herz e publicado originalmente pela editora Tchê! em 1986. O livro fala sobre as relações que Roberto Marinho, dono da Rede Globo, mantinha com a ditadura militar, além dos procedimentos ilegais que levaram à super estruturação da emissora. O livro, que foi publicado 14 vezes por duas editoras, foi uma das fontes de inspiração para o documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane.

Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.

- Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989.

- Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora.

- Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana.

- Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.

"Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

BBC de Londres
Produtor: Simon Hartog

Um comentário:

mceciliafilipini disse...

É vergonhoso, que pena a maioria dos cidadãos brasileiros nada sabem dessas tramas, tantas farsas, ações criminosas e continuam reinando, eu protesto.