quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mensalões, Joaquim Barbosa, Lula, FHC, prioridades e preferências



Por Davis Sena Filho — Blog Palavra Livre


          O futuro presidente do STF, juiz Joaquim Barbosa, vai assumir o cargo em novembro quando o mandatário atual, juiz Carlos Ayres Britto, vai se aposentar. Acontece que o condestável juiz, que recentemente afirmou que não dá satisfações a ninguém, é o relator do processo do mensalão do PSDB e já avisou que não vai levar o caso a ser resolvido para o gabinete da presidência da instituição. Todavia, o juiz que assume a Corte pode levar os processos que estão sob sua responsabilidade para relatar, conquanto que estejam prontos e dessa forma dar início ao julgamento e às votações dos 11 juízes do Supremo. Quem será, então, o responsável pela relatoria do mensalão dos tucanos cuja figura central é o ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo? De acordo com um magistrado do STF, o juiz (ou juíza) que assumir a relatoria será o nomeado pela presidenta Dilma Rousseff, logo após a aposentadoria de Ayres Britto.

       Entretanto, o magistrado disse o seguinte: “o mensalão tucano está longe disso”, ou seja, ainda não se sabe quando tal escândalo do PSDB será julgado, apesar de esse caso escabroso ter sido o primeiro dos mensalões ocorrido na década de 1990, e que está, neste momento, engavetado em alguma repartição do STF, da PGR do procurador Roberto Gurgel e escondido e proibido de ser manchete na imprensa comercial e privada (privada nos dois sentidos, tá?), porque a PGR e a imprensa formam, juntamente com alguns juízes do STF uma frente de oposição aos governos trabalhistas de Lula e Dilma. Realmente, a eleição de São Paulo mexe muito com a cabeça e arma os espíritos dos conservadores.

      Falo isto sempre, o que já considero um mantra. Mas fazer o quê? Paciência. E por quê? Porque tem de ficar claro às pessoas que existe no Brasil um movimento orquestrado pela direita midiática aliada à direita partidária (PSDB e o pequeno DEMo) e às instituições do Judiciário, como o STF e a PGR, que historicamente no Brasil grande parte de seus membros tem sua origem na burguesia, nas oligarquias, e, quando não a tem, seus valores ideológicos são conservadores, e, consequentemente, contrários às mudanças e às reformas estabelecidas e efetivadas pelos governantes trabalhistas

 
      Esses fatos não são novos e não são novidades. Aconteceram as mesmas coisas, as mesmas tentativas e concretizações de golpes de estado contra os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. Não esqueçamos que temos uma elite das mais cruéis do mundo. Eu a considero a pior de todas as elites econômicas do planeta. Elas são simplesmente selvagens. Golpeiam e rasgam as constituições e apoiam golpes, como os que ocorreram recentemente no Paraguai e em Honduras.

        Ressalto ainda que tais “elites” tem ainda o apoio de parte significativa da classe média, que é rancorosa, ressentida e alienada, pois não percebe que igualar as pessoas dentro de um contexto sensato, realista e possível gera estabilidade social, pois dessa forma se diminui a violência, o desemprego e se aumenta as oportunidades de emprego e de acesso ao ensino, inclusive o superior. Parte da classe média reacionária é simplesmente burra, pois não percebe que quando todos ganham e tem oportunidades se constrói com mais facilidade uma sociedade humana, livre, democrática e principalmente justa.

     Por sua vez, volto à tona, e afirmo: o “mensalão” do PT não é um julgamento apenas jurídico. Ele é político e de tendência golpista, pois usado pela imprensa de negócios privados como uma ferramenta, uma arma de combate ao PT, que é a trilha para desestabilizar o Governo Dilma e, consequentemente, desconstruir a figura de Lula, político de grandeza internacional, socialista e trabalhista, que não foi, de forma alguma, cooptado pela direita nacional e internacional, não traiu seus princípios políticos e ideológicos, não abraçou os dogmas do Consenso de Washington de 1989, que implementou, durante duas décadas, o sistema de exploração global mais cruel de todos as eras conhecido como neoliberalismo, que foi, de forma definitiva e retumbante, derrotado pelo seu próprio fracasso.

ESTE É O VERDADEIRO MOTIVO PARA A DIREITA DESCONSTRUIR LULA.
         Lula não foi cooptado como o foi o fracassado FHC, aquele do apagão energético, do afundamento da maior plataforma de exploração de petróleo do mundo — a P-36, da compra de votos da sua reeleição, dos correligionários que criaram os mensalões do DEM e do PSDB, da doação do patrimônio público brasileiro, conhecida também como Privataria Tucana e da ida ao FMI por três vezes, de joelhos e com o pires nas mãos, porque o Brasil administrado pelo FHC, o Neoliberal, quebrou três vezes. O sociólogo que não conhece o povo brasileiro e sua equipe governamental são geniais, não são?

Contudo, os tucanos tem dois fatores importantes ao seu lado: a imprensa e os homens de toga filhos das oligarquias. E se não fossem eles, tal gente não teria condições de concorrer a quaisquer eleições majoritárias. Lula sai do poder com 94% de aprovação popular, e quem quer governar são togados nomeados e barões de imprensa golpistas que pensam que falam pela totalidade do povo brasileiro. Durma-se com um barulho desse. Todos os mensalões tem de ser julgados tão rápidos como o do PT e de preferência, como ocorre no momento, em ano eleitoral. A Justiça é para todos. E o Judiciário é de todos. Quem vai chamar o procurador Roberto Gurgel às falas? Boa sorte em novembro, senhor J. Barbosa, apesar de suas prioridades e preferências. É isso aí.




   

33 comentários:

Maurício callado disse...

Realmente,Davis, você tem toda a razão.

Sacaneator disse...

ÔNIBUS DO FLAMENGO É MULTADO EM VIA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
Motivos:
- Não tem volante;
- Sem lateral;
- Com problemas na frente;
- Cheio de buracos atrás;
- Sem banco;
- Quase rebaixado;
- E ainda acharam drogas de quase todos os tipos…

Só não tinha crack

Anônimo disse...

Uma opinião, se Dilma tem o voto de minerva, o STJ está equilibrado.
Mas que raios fizeram Lula duas vezes e Dilma não conseguirem o PGR?
Um cargo deste alia-se à mídia privada e privada e consegue como influência no STJ? Honestamente não entendo.
José Dirceu, pelo visto e ouvido, será obrigado a transpor a ratoeira.
Se sou a Dilma, faria um ato oficial de desagravo a ele.
Pela história.
Pelo homem.
Pelo PT.
Pela Nação.
Mais do que fazer circo, este julgamento do STJ pretende acabar, em suma, com a história de um cara que é maior, mas muito maior, que o próprio STJ que está hoje sentado em trajes de batman e caras de coringa:
José Dirceu.

Anônimo

Anônimo disse...

Mas peraí... dos 10 ministros, 8 foram indicados pelo PT, como podem ser da tal oposição? Porque vcs tentam justificar a corrupção do PT com coisas de outros tempos? Felizmente o Lula errou e colocou um cara honesto como juiz federal.

moonbear disse...

um partido como PT que tinha como slogan"LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO", não pode e nem deve se esconder, usando como mote fatos passados,...Lula acusou FHC de imbecil por nada saber das condições da "dita" plataforma da Petrobras....e, Lula como presidente diz a Nação que nada sabia do mensalão?...usar os mesmos artificios "se eles fizeram eu também faço" é igualar-se a matilha e como posso eu votar novamente em Lula que aparece abraçado com Maluf?

Anônimo disse...

Pensei que ser jornalista era ser imparcial???? Por favor rasque seu diploma (isso é se voce tiver um) e integre as fileiras da militancia petista, certamente voce será muito mais feliz.

Davis Sena Filho disse...

Senhor Anônimo, não sei se se trata da mesma pessoa que enviou mensagem recentemente e disse as seguintes frases: "Davis Sena Filho nunca mais" e "Vade retro". Se se trata da mesma pessoa anônima que se sente "indignada" por causa dos textos, quero lhe dizer que pare de perder seu tempo e sugiro, para seu próprio bem, que leia colunistas, comentaristas, editorialistas e apresentadores com seu perfil psicológico e ideológico, ou seja, aqueles que trabalham na grande imprensa. Dessa forma, você vai se sentir mais confortável e feliz, apesar do seu anonimato.

Anônimo disse...

Pior que essa farsa, é gente que se ilude e acha que nunca existiu mensalão, que o PT é incorruptível e santo, e tudo não passa de intriga da tucanaga pra voltar ao poder.

Anônimo disse...

Peraí, Davis. Você realmente acredita em Papai Noel? Essa cambada a ser condenada pelo STF não roubou nada? Nada fizeram? Trata-se realmente de golpe da Imprensa e de setores "revolucionários" da sociedade brasileira? Mensalão é coisa que não existiu? Ora, sejamos maduros! Se o PT errou, que pague por isso. Se o PSDB ou qualquer outro partido político também tem culpa no cartório, que leve porrada do mesmo jeito. Quero ver bandido preso e, mais que isso, que devolvam aos cofres públicos tudo o que surrupiaram.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk para meu o pt vai sempre fazer merda

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Vamos chamar o feito à ordem aqui nessa página de comentários: sempre houve diversos esquemas de barganha em prática no Congresso para oferecimento e compra de apoio político. É uma condição prévia à chegada do PT ao poder, pois sempre se ouviu falar em aluguel de legendas e distribuição de cargos públicos, loteamento do governo, farta liberação de emendas para os aliados, além das habituais concessões de canais de rádio e televisão, etc. Se fazer isso é formar quadrilha para dominar o Estado, o STF teria que ter se posicionado bem antes, pois já róla há décadas sem nunca parecer ter incomodado a grande mídia e à Corte Máxima. Ocorre que o PT se deparou com essa condição para governar: ou paga o pedágio e recebe apoio necessário para governar, ou não governa, já que tudo depende do Congresso. Sem apoio e maioria não se aprova nem orçamento. Denunciar o jogo seria boicotar também qualquer projeto de governo em favor dos que deles mais necessitam, já que os denunciados se passariam automaticamente para a oposição. Então é isso, em suma: se é para condenar tem que condenar todos e de igual modo, a ética não pode ser seletiva e os julgamentos e condenações não podem ser do tipo 'caça às bruxas', isentando, no entanto, os criadores e mais antigos usuários do esquema que, reafirmo, sempre existiu.

Apelido disponível: Sala Fério disse...

A verdadeira sacanagem que o STF faz, porém, é bem maior: trata de modo diverso casos semelhantes (julga segundo o acusado e não de acordo com as leis e o caso concreto), joga para a mídia, antecipa votos e penas, prejulga, condena sem provas concretas, presume culpas que só poderiam ser estabelecidas por provas, desmembra um único delito ('compra de apoio' ou corrupção) em quase uma dezena de subdelitos para atribuir penas maiores: é rigorismo persecutório e parcialismo. Isso não é um julgamento, é um juízo de exceção. As etapas centrais tinham, inclusive, data certa para acontecerem ...

Anônimo disse...

Srs. sou leigo em política e hoje aprendi uma lição aqui com os senhores: roubar de onde todo mundo ja roubava não é errado, e mais, pelo que entendi do sr.Sala Fério O PT ROUBA DOS POBRES PRA DEVOLVER PRA ELES DEPOIS NÉ ...KKKKKKKKK...BOA ! ! ! CONTA OUTRA AÍ! ! !KKK

Brasil pra todos disse...

Bem nao sou expert em Politica...mas meu esposo sempre assinou economista que alem de ser uma imprensa internacional , nao pode ser ocmprada por ninguem do nosso pais...bem o que entendo e que nao ha duvidas que depois do Lula o nosso pais adquiriu sem duvida nenhuma respeito internacional, de devedor do fmi passou a ser credor, a classe pobre passou a ter mais poder de compar , pode dizer o que for , eu moro nos eua e posso falar de experiencia propria nehum outro governo conseguiu chegar nem pedo deste em pupularidade internacional . Nosso pais e hoje uns dos 5 que mais crescem no mundo..Contra fatos nao ha argumentos,,, o nosso pais so tem duas fases antes e depois do Lula... Acho q entendo o que o sr diz (fala serio) rss afinal se eu nao tivesse opcao e tivesse que comprar votos eu o faria, so pra fazer tudo o que o Lula fez...e fez muito bem... A resvista veja fez uma entrevista com ele ha um tempo atras em que eu fiquei admirada... tal o respeito mundial q ele adquiriu que realmente volto a dizer nenhum dos letrados conseguiram... nasta entrevista ele falou do fome zero...que tinha amenizado ,infelizmente ele nao tinha erradicado a fome...mas quel presidente se preocupou com quem passa fome..e com pagar uma divida... o que na realidade mostra honestidade porque qem deve e quem nao tem principios...

Brasil pra todos disse...

ops retificando revista economista ..rss sai fora de veja

Anônimo disse...

Tudo foi um processo, lula não fez nada sozinho, nenhum "milagre". Quanto a falar sobre Joaquim Barbosa, por favor, pense antes no envolvimento dos integrantes do PT com o "mensalão". Acha que o lula não sabia? Tá...

el guga disse...

Nunca vi tanta merd# junta!
A maioria dos mininstros foi indicada pelo PT. Lula sempre defendeu corruptos como Sarney, Lula participou do mensalão, quando R Jeferson ameaçou Lula Dirseu se demitiu. Joaquim Barbosa aceitou o mensalão de Azeredo e fez pressão para ser julgado.
Joaquim Barbosa é o menino pobre que mudou o Brasil!
O melhor é que ele não tem partido, tem compromisso com a justiça coisas que vcs desse dite não conhecem.

Marcos Carlos Tredezini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Você realmente é uma alienada.

Anônimo disse...

Esse jornalista é um merda mesmo. Fala como se o Brasil tivesse sido descoberto pelo Lula em 2003. Esquece ele de todo o empenho de governantes anteriores, dentre os principais podemos citar JK, Sarney, por mais bandido que seja, Collor, Itamar Franco e FHC em especial. JK construiu o país, se não tivesse feito, hj o país seria uma fazenda. Sarney, segurou as pontas qd o país mais precisou, a transição da ditadura para a democracia, coisa que o PT e Lula votou contra, é bom lembrar. Fernando Collor foi o presidente que abriu o mercado brasileiro para mundo, e novamente o PT e Lula foram contra. Se Collor não o tivesse feito, hj estaríamos vivendo como na Coreia do Norte ou Cuba, com carros velhos, sem indústrias, e sem peças de reposição. Itamar Franco que teve um governo breve, porém importantíssimo, foi onde se originou o PLANO REAL, sob a cordenação do então Ministro da Fazenda FHC eem colaboração de outros ex-ministros da fazenda e economistas do país inteiro. Itamar foi macho e implementou o PLANO REAL, e novamente o PT e o Lula votaram contra. Então FERNANDO HERIQUE CARDOSO foi eleito presidente, e lá ele deu inicio às reformas necessárias para que a economia brasileira se fortalecesse, e o país entrasse nos trilhos do desenvolvimento e com a ECONOMIA ESTABILIZADA e a INFLAÇÃO CONTROLADA, e em todos os projetos apresentados e aprovados pelo congresso e pelo governo, o PT e o Lula foram e votaram contra. O Lula foi eleito em 2002, e seu único trabalho era fazer investimento em infraestrutura e melhorar a qualidade de vida e a renda do brasileiro, mas não, a corja que se diz socialista, gostou de sentir o gosto do poder, o poder do dinheiro, e só se preocuparam em roubar, enrriquecer ilícitamente, procurando esconder suas verdadeiras manobras corrPTas, inflaram o país como programas sociais ridículos. Pelo momento que vivemos e pelo que já passamos, nós temos que apoiar reiteradamente o STF e suas decisões, pois daqui pra frente, teremos um outro norte quando se tratar de politicos corruPTos, pois se esperássemos pelo congresso elaborar leis mais rigorosas no trato da coisa pública, o mundo vai se acabar e não acontece. Qt a tentativa de golpe da elite, da oposição e da mídia que vc fala, desafio vc mostrar, pois ao que me consta e a todos os brasileiros que tenham o minimo de bom senso, o GOVERNO É DO PT, A MAIORIA NO CONGRESSO É PRO-GOVERNO(mesmo comprado), E A MAIORIA DOS MINISTROS DO STF QUE CONDENARAM OS LADRÕES DO MENSALÃO FORAM INDICADOS PELO EX-PRESIDENTE LULA, E O ÚNICO GOVERNO QUE TENTOU APLICR UM GOLPE FOI O PT E O LULA QUANDO TENTARAM POR 7 VEZES CALAR A IMPRENSA NACIONAL COM PROJETOS ESCUSOS, OBSCUROS NO CONGRESSO NACIONAL. Não se vê oposião aqui no Brasil, não vejo o PSDB e nem o DEM esbravejarem nenhuma reação que provoque comoção ou mesmo alguma influência no quadro politico atual. Então seu reporter de meia tigela, se vc quiser escrever algo sobre golpes, sobre julgamentos, gestão governamental, corrupção ou qualquer assunto que seja de interesse nacional, aja como um profissional, coloque em pratos limpos e em equilibrio as coisas, não tome para sí a cegueira fanática esquerdista que assola este país. SEJA JUSTO, JUSTO!!!

Davis Sena Filho disse...

Merda é o que sai da sua boca cuja origem é seu cérebro dissoluto. Além disso, és um pusilânime, um covarde e um troglodita de direita, que se esconde atrás do anonimato. "Seu" bunda mole. Cão lacerdista raivoso. Hidrófobo! Bundão!

Anônimo disse...

Argumentos pseudo-jornalista, argumentos!!!

Anônimo disse...

Ah, vc deve está na folha de pagamentos do PT né isso?!

Anônimo disse...

STF, STF, STF.

Anônimo disse...

Olha aí seu pseudojornalista, a verdade do teu Deus Lula, não passa de uma cria norte americana, uma FRAUDE. kkkkk

http://pedroporfirio.blogspot.com.br/2011/01/por-que-lula-favoreceu-os-trustes-ao.html

Anônimo disse...

ah hah ha ha


ha



vtnc

Anônimo disse...

sera?

Anônimo disse...

ei, bichona.
Ce é um militante do PT gay.

cala tua boca.
OBS não sou esse senhor annimo que falas de.

Anônimo disse...

Vc nem sabe o que é pusilânime...
é um idiota mesmo, pt só se DIZ de esquerda. eles são iguaizinhos ao resto da turba.

E não sou covarde, só não quero fazer uma porra dum blog

meu nome no face é Gabriel Marino Barreto
vem discutir seu bosta, que eu sei mais de politica do que Veja e Jornalzinho de 0,50 centavinhos.

Anônimo disse...

arre alguém inteligente

José Genildo Rodrigues disse...

Sou Metalurgico,não tenho nenhum envolvimento com Politica,mas não sou Burro, o Governo LULA foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil isso é Fato,oxalá o governo FHC fosse metade do que foi o Governo LULA, o Governo FHC se uniu com os politicos mais Corruptos que existiam na ÈPOCA O PFL,isso é prova de que nunca quiseram mudar o Brasil,Estagnaram a Economia ,permitiam a Especulação Financeira,Trabalharam para a Mafia Estabelecida (sim ela existe) ,agora com relação ao Mensalão ,concordo que não existiu,o que existiu na verdade foi uma tentativa de derrubar o PT do Poder ,já que Politica Social não é a Meta dos Politicos Corruptos ,que queriam derrubar o Lula e tomar o Poder Novamente,com relação aos Réus,se erraram por minimo que seja ,tem que pagar pelo erro,e deram azar de pegar pela frente um Casca de Ferida como o Joaquim Barbosa ...Minha humilde Opinião ...

Anônimo disse...

Mais um PETRALHA para compor a turma dos sem vergonha e vende pátrias. Claro que o editor da página é do PT. Ou ele é o cara mais inteligente do Brasil inteiro que é a favor do Joaquim Barbosa....

Anônimo disse...

Primeira vez na história desse país temos uma pessoa honesta no STF, vamos lavar a boca antes de falar dele.