terça-feira, 11 de setembro de 2012

Flamengo tem a maior torcida do mundo — 39,1 milhões de torcedores

Blog Palavra Livre


Agência usou números de diversas pesquisas mundo afora para chegar a essa conclusão. Fla ganha com 39,1 milhões de torcedores

LANCEPRESS! - 10/09/2012 - Rio de Janeiro (RJ)
                                    foto: Cléber Mendes


     Um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas, divulgado pelo jornal argentino "Cronista", colocou o Flamengo como o clube que, em números absolutos, tem a maior torcida do mundo, com 39,1 milhões de pessoas.

       O estudo foi feito com base em várias pesquisas realizadas em países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. Em todos esses lugares a agência contou com consultorias próprias, que visaram diminuir a margem de erro.

        Em seguida, está o Chivas Guadalajara, do México, que conta com 33,8 milhões de torcedores, e o terceiro é o América, também do México (29,4 milhões). O próximo brasileiro no ranking é o Corinthians, que está em quarto com 28 milhões de fãs. O primeiro clube europeu da lista é a Juventus, em quinto, com 26,3 milhões.

        No entanto, a coisa muda de figura quando os números se comparam à população total dos países. Neste aspecto, o Boca Juniors lidera: 46,8% dos argentinos torcem para o Boca Juniors. O Flamengo, líder absoluto, tem "apenas" 25% de brasileiros em sua torcida.

                FLA SOBERANO NO BRASIL
            
        Os números apresentados pela quarta pesquisa LANCE!/Ibope, realizada em 2010, também apontam o Flamengo como o time de maior torcida do Brasil. Porém, com 33,2 milhões de fãs. O Corinthians, com 25,8 milhões, é o segundo colocado.


        OPINIÃO — Davis Sena Filho

      Evidentemente que o Lance!, o Ibope, a TV Globo, a CBF e a imprensa paulista tem muito interesse em fazer do Corínthians o clube com a maior torcida do Brasil, por questões meramente mercadológicas, afinal a mídia é controlada por empresas privadas paulistas e até a Globo, que é carioca, tem muito mais interesses econômicos e de mercado em São Paulo do que no Rio de Janeiro.

      Esse processo de valorização do Corínthians é visível, não somente pela torcida do Flamengo, bem como pelas torcidas de outros clubes. Agora, uma empresa de pesquisa estrangeira realiza estudos no Brasil assim como em outros países e aponta o Flamengo não somente como a maior torcida do mundo, bem como os números de integrantes de sua torcida são maiores do que a pesquisa realizada pelo Lance/Ibope em 2010. Pesquisa que, aliás, causou muita desconfiança nos torcedores brasileiros.

     Quando vou a outros estados, como Brasília, Minas, Goiás, além das regiões Norte e Nordeste, é visível o grande número de torcedores que usam a camisa do Flamengo, bem como se vê muito menos torcedores com a camisa do Corínthians. Aliás, o Flamengo, no Estado de São Paulo, é a quinta torcida em maior número de torcedores, realidade esta que não acontece com o Corínthians no Estado do Rio de Janeiro.

        O Corínthians tem uma torcida grande. É inegável. Mas forçar a barra como tem feito a imprensa e os interesses comerciais e políticos do sistema midiático em geral em prol do Corínthians realmente não refletia a verdade sobre a grandeza da torcida do Flamengo.

4 comentários:

Anônimo disse...

caro davis,

quanto ao teu mengo,não se discute que tenha a maior torcida do Brasil,agora,estas pesquisas são no mínimo suspeitas,pois,dizer que o meu tricolor das laranjeiras tem menos torcida que grêmio,inter,cruzeiro só pode ser sacanagem.Ora,quando vou ao nordeste não vejo ninguém com camisas destes clubes, enquanto observo várias pessoas com a do fluzão.E por fim,alguém acredita mesmo que o glorioso Sport de recife tenha mais torcida que o clube do grande Nelson Rodrigues?abs.roberto vianna

Davis disse...

Concordo com você, Roberto. Concordo em gênero, número e grau. Especifiquei mais o Corínthians porque a verdade é que eu vejo nas ruas em vários estados do País não somente a camisa do Flamengo, bem como as do Vasco e do São Paulo, muito mais do que a do Corínthians. Acho que o Corínthians domina o Estado de São Paulo, que tem 35 milhões de habitantes, além do Paraná e Mato Grosso do Sul, estados sob influência paulista. Quanto ao Fluminense, tudo o que você falou é verdade. Em Brasília, por exemplo, tem dois bares grandes que eu conheço que são ocupados por tricoleres em dia de jogo, bem como vejo torcedores em outros estados usando a camisa. O São Paulo, por exemplo, vejo mais crianças e adolescentes ventindo a camisa do que o número de corintianos. Não dá para explicar as pesquisas. Mas comparar o Corínthians com o Flamengo é o fim da picada. O Fla tem uma torcida bem maior. Abraço.

Marcos Quintanilha disse...

Esse levantamento demonstra a presença de um elevado número de masoquistas na população brasileira que carecem de uma atenção especial das autoridades. O programa "Luz Para Todos" deveria encaminhar esses milhões de brasileiros que vivem nas trevas para um time decente.
Presidenta Dilma olhai por esses deserdados da sorte que ainda hoje levarão uma chinelada do Santos de Neymar!
Saudações Alvinegras,
Marcos Quintanilha

Davis disse...

Au au au!... A voz da cachorrada!
rrsssss