terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Temer é o Amigo da Onça de Dilma e do Brasil

Por Davis Sena Filho — Palavra Livre


Quando eu olho ou penso no vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB de São Paulo, vem às minhas retinas e memória o personagem do talentoso cartunista Péricles, o autor do incomparável Amigo da Onça, um sujeito sorrateiro e oportunista, nada confiável e que, se tiver oportunidade, deixa o pé no meio do caminho para que sua vítima tropece e se esborrache no chão, ou seja, tenha sua vida prejudicada.

O vice-presidente poderia pelo menos poupar os cidadãos de sua vilania política e partidária e ter escrito uma carta mais curta para reclamar da vida como se fosse uma simples dona de casa ou um trabalhador que estão a reclamar de suas rotinas, muitas vezes cansativas, pois sistemáticas. Contudo, Temer é o vice-presidente do Brasil e age como uma diva que foi abandonada no palco pelo diretor e o produtor, a ficar sem a luz da ribalta, que o político paulista sente tanta falta.

Além de escrever uma carta lamentável e que não dignifica o cargo de vice de um País tão importante como o Brasil, Michel Temer optou também por ratificar sua condição de político anão e muito aquém do que suas responsabilidades institucionais e constitucionais exigem. Afinal, ele aderiu ao golpe, e por escrito, sem a menor cerimônia, o que se torna uma ação emblemática, na qual o vice-presidente da República pula a cerca e cai nos braços de uma oposição feroz, irresponsável, que tenta de todas as maneiras efetivar um golpe contra a presidente Dilma Rousseff.

Temer adere ao golpe dos demotucanos e dos magnatas bilionários de imprensa, a chorar lágrimas de crocodilo ou a sorrir cinicamente como o Amigo da Onça das ilustrações e quadrinhos de Péricles. Por sinal, o vice-presidente é fisicamente bem parecido com o famoso personagem, que durante décadas fez os leitores brasileiros rirem de suas diatribes e ações ardilosas, que sempre visavam causar danos àqueles que, porventura, o Amigo da Onça queria prejudicar, trair e destruir.

Seria mais cômodo e simples a Michel Temer se, ao invés de escrever uma carta "confidencial" razoavelmente longa e repleta de hipocrisias e veleidades, ele apenas se resumisse a uma frase com três palavras, que seria esta: "Aderi ao golpe!", pronto e fim de papo. O problema é que o vice deste País pertence à direita paulista, representa a mais alta burguesia do Estado Bandeirante, além de ser politicamente conservador.

Michel Temer é o tipo de político que jamais deveria errar com tamanha gravidade. Ele não tem esse direito, até porque é um jurista constitucionalista, que, por ocupar cargo tão importante, teria de ser ético mesmo contra seus próprios interesses, porque, ao se tornar mais um de tanto golpistas, coopera para fomentar o golpe e, com efeito, enfraquece a estabilidade democrática e institucional. Esse processo draconiano recrudesce a crise política e econômica, da qual se aproveitam a oposição demotucana e a imprensa de direita, que ora está a tratar de vender seu mais novo peixe para os brasileiros: o impeachment.

O que Michel Temer — o Amigo da Onça — está a fazer não tem perdão. Existem homens e homens, políticos e políticos, e, definitivamente, o Temer não é o vice de Lula, o empresário nacionalista José Alencar, que sempre se conduziu de forma republicana, a respeitar seu cargo e função e, mais do que isto, a jamais conspirar para derrubar um presidente da República com o qual formalizou uma aliança político-eleitoral.

Michel Temer é o que é, porque ele é o que é: um político de direita, que por circunstâncias e por ser do PMDB, partido da base dos governos petistas desde o primeiro mandato de Lula, subordinou-se à decisão da maioria de participar de um governo de coalizão. Com as sucessivas conspirações por parte do PSDB e de seus aliados, além dos ataques diuturnos da imprensa empresarial contra os governos do PT e suas lideranças, a alma traidora e contraditória do PMDB não suportou tamanha conspiração e, como um escorpião, grande parte dos políticos deste partido aderiu ao golpe — a traição.

Os golpistas ainda contam com a participação de setores ideologizados e partidarizados da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal, além da associação do PMDB de Temer, a liderá-lo na Câmara o presidente Eduardo Cunha, o principal agente do golpe, que levou o PMDB a desequilibrar a bancada governista, retirando-lhe a maioria, porque metade do PMDB, sem sombra de dúvidas, juntou-se, inescrupulosamente, aos golpistas liderados pelo PSDB contra a presidente legalmente eleita, Dilma Rousseff.   

No Brasil de hoje a agenda se resume à pauta dos trustes midiáticos dos coronéis da imprensa meramente mercantil, de forma que os assuntos impostos ao povo brasileiro se restringem ao impeachment e à operação Lava Jato, que no momento deve estar no episódio 1.244.436, porque, se depender do juiz de primeira instância, Sérgio Moro, ele vai ajudar a oposição demotucana a sangrar o Governo e maculá-lo para desconstruir as imagens de Lula e Dilma. Afinal, em 2018 tem outra eleição presidencial, e desta vez a direita tem de vencer, a despeito de prejudicar o Brasil ou não.

Moro, como muitos outros juízes, promotores e delegados aecistas, somente prende petistas e jamais os tucanos, em hipótese alguma, até porque eles são inimputáveis no Brasil, mas não na Suíça. Creio ainda que o juiz da República do Paraná é mais um dos que consideram os brasileiros idiotas, que não percebem nada, porque são ingênuos e alienados ao ponto de não notarem que juízes tem lado, partido e cor ideológica. Não é mesmo, Gilmar Mendes?   

Temer enviou uma carta, à moda Marina Silva, em um monte de lamúrias e vaidades que chegam a ser novelescas. O vice, a choramingar, reclamou de sua falta de protagonismo e de influência, na verdade, abriu a caixa de Pandora, de forma articulada, astuta e maliciosa, juntamente com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que, apesar de ser um cadáver político, ainda faz composições contra o Governo Dilma, mesmo a ser acusado de inúmeras irregularidades e ilegalidades em sua vida política e pessoal.

A verdade é que se trata de golpe na veia, e Temer se tornou um dos seus principais agentes. Surreal. Um vice-presidente constitucional se voltar contra a presidente eleita. Qualquer pessoa ou político pode se voltar contra a mandatária, sendo que de forma legal e democrática. Menos o Temer. Ele foi eleito em uma chapa, o que já basta, independente de suas vontades e desejos, para que ele se submeta à sua condição institucional e constitucional.

O Amigo da Onça sabe que um golpe nunca acaba bem para qualquer lado. Golpes contra mandatários eleitos legalmente retiram a paz social e a violência pode surgir em todos os cantos deste País, que não é mais o mesmo de 1964, pois industrializado, com um povo urbano e alfabetizado, além de informado sobre os acontecimentos políticos.

Golpes trazem inconformismos e paixões desenfreadas, sendo que, seguramente, o golpista que, hipoteticamente, assumisse o poder não teria as mínimas condições políticas de governar, porque o Brasil, aí sim, entraria em uma verdadeira crise, muito maior do que a evidenciada e apregoada pelas mídias de direita, que desejam a tomada da Presidência por um político conservador, que, obviamente, vai novamente implementar os ditames do neoliberalismo, a ter o Pré-Sal como o primeiro alvo a ficar nas mãos das multinacionais do petróleo.

A verdade é que Dilma Rousseff é a referência para tirar o PT do poder. A direita não está apenas a enfrentar personalidades políticas, como os presidentes Lula e Dilma, mas, sobretudo, preocupa-se em destruir os programas de Governo e o projeto de País efetivados pelos dois presidentes trabalhistas. O que está em jogo é muito maior. O que corre perigo é o projeto nacionalista do PT e do PCdoB, que prevê a independência do Brasil e a emancipação do povo brasileiro, que nos últimos 13 anos teve acesso a inúmeros benefícios e direitos.


Evidentemente, nos tornamos um povo mais exigente e que, seguramente, não vai concordar em ter perdas e prejuízos, a partir da hora que a direita conquistar o poder por intermédio de golpes ou do voto, em 2018. Os golpistas não passarão! O vice-presidente agora tem de enviar uma carta chorosa e sorrateira para o Papai Noel. Talvez o Bom Velhinho o atenda. Michel Temer é o Amigo da Onça de Dilma e do Brasil. Que o diga o Péricles. É isso aí. 

10 comentários:

Magda disse...

Excelente, Davis Sena Filho. Bom de mais!!!

Paulo Blanc disse...

Dilma vai atropelar os golpistas, a tucanalhada e os coxinhas retardados e fascistas. É isso aí, grande Davis Sena Filho.

Rapa Capa disse...

Amigo da Onça, traidor e sem escrúpulo. Temer é a cara de São Paulo. Só tem reaças e golpistas.

Beatriz Mendoza disse...

Olha Davis, venho te acompanhando há muito tempo. Seu talento e sua verve são acima de média. Ao dizer isto, porque você merece, quero dizer que a Dilma Rousseff e as forças progressistas deste País irão matar o golpe no nascedouro. Não teremos golpes e nem golpistas no poder.

Sonia disse...

Acertou na mosca. E esse Temer também se parece fisicamente com o Amigo da Onça, além do antológico"mordomo de filme de terror?"

Horácio Peralta disse...

O Temer é a cara do Amigo da Onça! Incrível. Já ia esquecendo. Parabéns Davis!

Jorge Marcelo disse...

Carta-resposta de Dilma Rousseff a Michel Temer:

Sr. Temer,
Por trás da figura de uma presidanta existe a figura oculta de um vice que é um homo sapiens apunhalando uma mulher sapiens.
Também tenho para com vossa pessoa muita desconfiança e desprestígio. Não vi o senhor ir a público saudar uma das maiores conquistas do Brasil: a mandioca!
Entendo também que vossa excelência sinta rancor pois, ao contrário de mim, evidenciou total incapacidade para estocar vento.
Encerro dizendo que as relações entre os nossos partidos não serão estremecidas, uma vez que temos um projeto para o Brasil. Ao contrário, quero propor deixarmos o grau de confiança em aberto e quando atingirmos este grau, vamos dobrar o grau de confiança.

Assinado Dilma Rousseff - Presidente da República Lulista da América do Sul.
Em Brasília, 19 horas.

TUCANALHA FDP disse...

Mais uma do bobalhão coxinha que só fala merda.

Anônimo disse...

Jorge Marcelo, mais um texto de sua verve irretocável, que merece ser difundido e divulgado nas redes sociais. Sem dúvida o sr é o melhor cronista do Brasil.
perereca

Jorge Marcelo disse...

Cala a boca Magda!