domingo, 2 de junho de 2013

O “Mau Dia Brasil” e os seus maus conceitos

Por Davis Sena FilhoPalavra Livre

O que sai da boca deles é o que pensam os Marinho. Mas é preciso se esforçar tanto?
Eu fico a lamentar e jamais surpreso quando tenho o desprazer de assistir ao jornal “global” e matutino conhecido como “Bom Dia Brasil”, que deveria se chamar “Mau Dia Brasil”. Os jornalistas Chico Pinheiro, Renata Vasconcellos, Miriam Leitão, Renato Machado, Carla Vilhena, Alexandre Garcia e Zileide Silva se dedicam a praticar a postura oposicionista de seus patrões Marinho contra o Governo Federal administrado pelos trabalhistas, bem como se esmeram para fazer caras e bocas, que talvez nem atores profissionais e consagrados conseguissem performances tão “perfeitas” na arte de representar.

Esses jornalistas, uns por ideologia, como o direitista Alexandre Garcia, e outros simplesmente para garantir o emprego e o status social conquistado, a exemplo dos restantes já citados, vivem em um mundo à parte e coberto por uma redoma de cristal. Seu eu estiver enganado, não tenho como não fazer tais afirmativas, pois, acredito, é o que eles passam para o telespectador mais atento e por isso mais difícil de ter a cabeça feita pelos jornais de mercado, que, indubitavelmente, são os porta-vozes da direita escravagista brasileira, assim como dos banqueiros e dos trustes e governos internacionais.

A luta desses jornais e jornalistas de direita contra o desenvolvimento, a soberania do Brasil e as conquistas do povo brasileiro são de uma mesquinhez e perversidade, que não lhes permitem se orientar sobre os fatos e os momentos históricos pelos quais o Brasil e seu povo estão a vivenciar há quase 11 anos, o que, sobremaneira, é confirmado pelos números e índices econômicos gigantescos, além da sensação de bem-estar social e da crença em dias melhores por parte da população. Realidades inegáveis, até mesmo para os jornalistas que, diuturnamente, mostram, nos meios de comunicação, um Brasil derrotado, negativo, fracassado, incompetente e que não tem condições de ser o senhor de seu destino.

São pessoas que elaboram ou editam um jornalismo, sobretudo, direcionado para a classe média tradicional e, inegavelmente, para os ricos, que, intolerantes, preconceituosos e dominados que são pelos seus DNA colonizados e complexados, não aceitam que o Brasil se torne, definitivamente, um País desenvolvido e proprietário de seus interesses políticos, geográficos e econômicos. É a história a ser escrita pelo povo brasileiro e a tentativa de as “elites” alienígenas e por isto entreguistas de reescrevê-la conforme os meios que lhes são intrínsecos às suas verves: a mentira, a manipulação, a confusão e, se necessário for, o conflito a ter como essência a violência pura e simples, a exemplo do golpe civil-militar de 1964.

O “Mau Dia Brasil” é um jornal televisivo, que reflete e exemplifica toda a imprensa burguesa em geral. A imprensa racista, sectária, classista e irreversivelmente golpista. A imprensa de mercado, corporativa, que se preocupa somente e antes de tudo com os seus negócios privados. Por isto e por causa disto, temos um jornalismo que não condiz com a realidade que vivemos e muito menos retrata a competência e o dinamismo laboral do trabalhador brasileiro. É uma imprensa que confunde propositalmente o público com o privado, a opinião pública com a publicada, pois a sua verdade é a má-fé intelectual.

A imprensa de rapina e que aposta na divisão do País e na adesão da população aos seus interesses. Só que tal sistema midiático não tem programa de governo e projeto para o País. Não tem compromisso histórico com o nosso desenvolvimento, pois alienígena e totalmente voltado à edificação de uma sociedade individualista, sovina, consumista e, consequentemente, violenta. Vivemos a ditadura da imprensa, das mídias, último bastião das classes abastadas e das grandes corporações a ser superado para que o povo brasileiro possa, enfim, ter, de fato, uma democracia popular e não somente representativa, que inclua e acolha a todos, sem preconceitos de cor, classe e credo, e, por seu turno, transforme o Brasil em um País realmente desenvolvido e democrático. O “Mau Dia Brasil” tem de rever seus maus conceitos. É isso aí.

16 comentários:

contrapontopig blogspot.com disse...


Perfeito Davis. Parabéns pelo texto Abs Célvio

Marcelo Delfino disse...

"Pega, mata e esfola essa corja do "Bom Dia Brasil!" Mas não cortem o patrocínio das estatais!"

Anônimo disse...

Apareceu aqui no texto uns erros de grafia mais o autor estar de parabéns por conseguir expor a nossa realidade...a realidade do povo trabalhador.

Ângela Albuquerque-MG disse...

Excelente artigo, curto, direto e explicativo. Concordo com o BENIVALDO, menos quando ele fala em "erros de grafia", pois não vi erro algum. Além disso, o Benivaldo, que é gente boa e parabeniza o articulista escreveu "mais o autor estar de parabéns"... Na verdade, não é "MAIS" e sim "MAS" e também não é "ESTAR" de parabéns" e sim "ESTÁ" de parabéns. Para corrigir tem de saber, ainda mais quando se trata de "corrigir" um jornalista do nível do Davis Sena Filho. No mais, tudo bem. O Benivaldo demonstra sensibilidade e compreensão do que acontece com o nosso Brasil.

MOITAVERDEJANTE disse...

MUITO FELIZ, E EXATA ESSA SUA ANÁLISE! É REALMENTE ISSO QUE ACONTECE. A "URUBÓLOGA" MÍRIAM "LEITOA" ENTÃO, É MESTRE NAS PREVISÕES APOCALÍPTICAS. NOTA DEZ PELA SUA EXPLANAÇÃO!

Anônimo disse...

O Brasil tem dois tumores: a grande imprensa, que manipula e desinforma o povo, e o Judiciário, que patrocina a impunidade.

Tião Abatiá - Curitiba, SEU LEITOR FIEL

Anônimo disse...

O texto é perfeito. Acrescente-se o canal Globo News: quais problemas "relevantíssimos" trata, quem chama para suas "honestíssimas" entrevistas, e em qual base de dados se apoia. Abraços, parabéns, seu texto lavou a alma.

Davis Sena Filho disse...

Obrigado, meu prezado, mas assine seu nome. Pode ser?

Carlos Roberto disse...

Desejo neste momento manifestar o meu repudio ao impertinente programa fantástico e sua costumeiras vendas de fumaça:Não perco meu tempo com fantástico, mas certamente o aludido programa deve sim fazer sucessivas matérias nos trens da CPTM em SP, estação Itaquera x Brás trens que quebram sucessivamente, sem serviço de bordo tampouco comissárias maravilhosas, café de qualidade inexiste nas estações, trens sem ar condicionado, lanchonetes confortáveis impossível, Aliás, fantástico façam matérias na estação Sé do Metrô as 18h00. Interessante notar que há 20 anos o “povo” “trabalhador” sofre sem qualquer expectativa de mudança , entretanto a classe média só olha para seu … avião.
Agora durante o carnaval milhões de pessoas se movimentam no país inteiro e não há caos, por que a rede bobo vai novamente vender fumaça aos seus telespectadores

Rodrigo Alves disse...

Não sou muito fã da Rede Globo, mas acho que o Bom Dia Brasil muitas vezes apresenta algumas verdades que incomodam o governo atual, como por exemplo a divulgação da pesquisa que compara quanto custa um político no Brasil e em outros países. Também é possível perceber que algumas atitudes do governo procuram dificultar a transparência pública e a divulgação pela mídia de certas informações. Parece que o governo quer que a TV só mostre coisas boas, como se fosse num mundo de fantasia onde tudo é muito bonito. Aqui vai um dado interessante: O ranquing dos países mais corruptos do mundo mostrou que o Brasil ocupou a 69° posição em 2012, ficando à frente do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), onde o país ocupou também em 2012 a 85° posição. Dá vergonha desses representantes corruptos, ainda mais sabendo que gente procurada pela Interpol, como é o caso Maluf, ou gente condenada pelo mensalão, como é o caso do Genuíno, ocupam cargos que deveriam ser de gente honesta.

vicente mineiro disse...

O RIO TIETÊ DESÁGUA NA GLOBO E DAÍ É VOMITADO ESGOTO EM TODO BRASIL !!

Ronaldo disse...

Peço que nao divulguem,meu comentario,apen as quero lhes dizer que e realmente uma emissora intragavel,acho ,nao sei mas faz mais de um ano,que nao assisto,este canal,prefiro assistir desenho com meus netos do que assistir a programaçao deles ou para nao ficar desinformado assisto outro canal,ou espero alguem comentar alguma noticia que mereça eu tomar conhecimento,ai sim procuro me atualizar.Me recuso a assistir,nao da mesmo.
Peço tam bem e imploro a Presidente Dilma,eu que sou aqui da cidade de Canoas-RS,onde nosso prefeito,com aprovaçao de mais de 70% da populaçao,vem fazendo uma magnifica administraçao,c om pacificaçao e participaçao do povo com o chamado "Prefeitura na Rua"onde os pedidos sao atendidos,as vezes nao no momento,por questoes extras,mas nao fica sem resposta."IMPLO RO EXA.AJUDE OS APOSENTADOS,POR FAVOR,ACABE COM OFATOR PREVIDENCIARIO" Se puderem me dar retorno agradeço.

Anônimo disse...

Em que pese o fato de eu não ver telê...por falta de tempo e gosto...não há como negar seus argumentos, até porque, há nos seus textos lucidez e honestidade, sempre (até agora, pelo menos rsrs).
Marcos Lúcio

Anônimo disse...

Se puder corrija seu erro de digitação na quarta frase do segundo parágrafo: "se eu estiver enganado...ou se eu não estiver enganado?!", pois está maculando a beleza e assertividade do post .
Marcos Lúcio

Dário Lucas disse...

Rodrigo, existem verdades que não são publicadas e são de difícil acesso , a não ser em pesquisas muito meticulosas e trabalhadas. O que toma muito tempo.
Olha só...Começando pela América aonde os lobbies das grandes empresas dominam e TODO o Congresso americano reza na cartilha delas e você sabe muito bem como isso é feito ! Chegaram ao fundo do poço. Os maiores males do mundo não são os políticos, mas os banqueiros ! Eles são o verdadeiro poder oculto, sabes Rodrigo ?....seguindo, na Suécia cantada em verso e prosa, o sistema está totalmente corrompido por um complexo de sindicatos, governo e empresários que fazem parte desta comunhão...Na aparência não é detectado este mafuá, este conluio que está apodrecendo a sociedade sueca.E por aí vai em outros países... Mas é difícil chegar a estes levantamentos, a mídia não mostra, é claro !....Como dizia Umberto Eco: " Descobri porque os simples o são assim chamados, porque só os poderosos sabem quem são seus inimigos" do livro o Nome da Rosa

Minos Adão Filho disse...

Brilhante comentário, a rede Globo e seus jornalistas são a verdadeira canalhas que usam o direito de imprensa pra falar mau do Brasil, é eles são os únicos responsáveis pela criação do descredito do Brasil ditada por essas agencias da qual eles são associados e que estão a serviço de grandes corporações que querem tomar o poder no Brasil e se apropriar das grandes empresas brasileiras e transformar o governo no estado mínimo, em outro país esses canalhas já estariam presos ou mortos.